- Método Fônico: facilitando o processo de alfabetização.
Objetivo: Aprofundamento nos conceitos da metodologia fônica de alfabetização, bem como sua aplicabilidade em sala de aula. Através da explanação teórica e vivências práticas das atividades visamos oferecer estratégias e um novo olhar sob o processo de alfabetização com evidências comprovadas cientificamente.
Conteúdo Programático: - Introdução ao Método Fônico: Conceituação e Histórico Brasileiro- Importância da Consciência Fonológica para a aquisição da Leitura e da Escrita- Anatomia da cavidade oral - Produção articulatória dos fonemas da Língua Portuguesa –Relação fonema x grafema –Fonética e Fonologia- Sugestões de textos e brincadeiras para o trabalho em sala de aula- Consciência Fonológica – conceituação- Consciência de Textos e Frases- Rima- Aliteração- Consciência de Palavras (segmentação de frases; segmentação de frases em palavras e verificação de comprimento de palavras; divisão de frases em palavras; espaçamento entre palavras de frases e contagem do número de palavras; substituição de palavras; substituição de pseudopalavra por palavras)- Adição (Silábica e Fonêmica)- Subtração (Silábica e Fonêmica) - Transposição (Silábica e Fonêmica) - Trocadilhos- Brincadeiras, jogos coletivos que trabalham a consciência fonológica- Como realizar avaliação para identificar um aluno com potencial risco de dificuldade de aprendizagem?- Protocolos e testes para avaliação das competências fonológicas das crianças (a partir de 3 anos de idade)
- Adaptação Curricular: Raciocínio e aplicabilidade.
Objetivo: Capacitar o professor para elaborar com facilidade uma adaptação curricular ao seu aluno de inclusão.
Conteúdo Programático: O que é currículo funcional - Qual a diferença na aplicabilidade nos contextos de ensino regular, atendimento educacional especializado e escola especializada- Objetivos que devem compor o currículo funcional do aluno- Quais as premissas para a elaboração de um currículo funcional a partir das características de aprendizagem e desenvolvimento do aluno- O que dizem as evidências
- Desenvolvimento motor, sensorial e de linguagem: O que o professor precisa saber?
Objetivo: Fundamentar o professor nos marcos típicos do desenvolvimento neuropsicomotor para que possam identificar quaisquer alterações e realizar os devidos encaminhamentos para intervenção precoce do aluno.
Conteúdo Programático: Impacto da prematuridade
- A importância dos PRIMEIROS 1000 dias
- Quem é o BEBÊ DE RISCO
- Neuroplasticidade
- Definições do TIPICO X ATIPICO
- O que é desenvolvimento: reações e reflexos; planos de movimentos; etapas motoras
- Desenvolvimento Sensorial-Desenvolvimento da Linguagem
- Padrões esperados no desenvolvimento típico de 0-12meses
- Comportamentos esperados no desenvolvimento típico de 12 meses à 6 anos-Avaliações amplamente utilizadas em cada uma das áreas de atuação
- Intervenção precoce
- Atividade prática: Discussão em grupo acerca da intervenção interdisciplinar
Como acompanhar seu aluno de inclusão.
Objetivo: Capacitar principalmente os tutores, auxiliares de sala e acompanhantes terapêuticos escolares para desempenhar em seu máximo potencial o devido acompanhamento ao aluno de inclusão.
Conteúdo Programático: Entendendo as nomenclaturas
– O papel do tutor
– Quem é o aluno(a) que vou acompanhar (diagnóstico, anamnese, potenciais)
– Mitos e verdades da inclusão
– Hierarquia de dicas
– Ensino explícito
– Recursos escolares